bonito
VISITA ILUSTRE

'Flores para os pioneiros' marca visita da princesa Kako de Akishino em Campo Grande

Em passagem histórica pela capital sul-mato-grossense, princesa japonesa presta homenagem a imigrantes e reforça laços centenários entre Brasil e Japão

10 junho 2025 - 12h50Carlos Guilherme
Princesa Kako presta homenagem a imigrantes japoneses em Campo Grande e reforça laços de 130 anos entre Brasil e Japão.
Princesa Kako presta homenagem a imigrantes japoneses em Campo Grande e reforça laços de 130 anos entre Brasil e Japão. - (Fotos: Rafael Rodrigues/A Crítica)

A princesa Kako de Akishino emocionou moradores de Campo Grande nesta terça-feira (10) ao prestar homenagem aos imigrantes japoneses no Clube de Campo da Associação Nipo-Brasileira de Campo Grande.

Canal WhatsApp

Ao depositar flores no monumento Ireihi, símbolo da contribuição dos pioneiros japoneses ao desenvolvimento da região, a Alteza Imperial do Japão, celebrou os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, e eternizou um gesto de reverência e respeito à memória coletiva da comunidade nipo-brasileira.

Recebida com honras na Associação Nipo-Brasileira, a princesa Kako emociona a capital sul-mato-grossense ao reforçar os laços de amizade entre Japão e Brasil no marco dos 130 anos de relações diplomáticas.

Homenagem protagonizada pela princesa ganha ainda mais significado ao ser realizada em Campo Grande, que tem uma forte influência da cultura japonesa.

“Recepcionar a princesa Kako hoje nos traz a lembrança da importância da comunidade japonesa para Campo Grande. A cidade cresceu com o trabalho e a dedicação dos imigrantes que aqui chegaram”, afirmou a prefeita Adriane Lopes (PP), durante a cerimônia. Em sua fala, a gestora destacou até mesmo a influência gastronômica dessa presença: “O nosso prato típico é das comunidades japonesas, tamanha a importância e a participação da cultura nipônica no desenvolvimento econômico, social e cultural da capital”.

Princesa Kako homenageia imigrantes japoneses em Campo Grande no marco dos 130 anos Brasil-Japão

Um marco diplomático e afetivo - A visita da princesa integra a agenda oficial do “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”, que celebra os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Para o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), que recepcionou a comitiva no Aeroporto Internacional de Campo Grande, a presença da princesa tem dimensão histórica: “É um reconhecimento ao legado deixado pela comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul e fortalece os laços entre os dois países”.

Durante cerimônia solene nesta terça-feira (10), a princesa Kako ouviu palavras de gratidão da prefeita Adriane Lopes, que destacou a profunda contribuição da comunidade japonesa para o crescimento de Campo Grande.

Desde sua chegada ao Brasil, em 5 de junho, a princesa Kako tem feito um tour por cidades com presença significativa da comunidade japonesa. São Paulo, Londrina, Maringá e agora Campo Grande foram algumas das paradas já cumpridas. A viagem segue até o próximo sábado (14), quando se encerra em Foz do Iguaçu (PR).

Em passagem histórica por Campo Grande, a princesa Kako transforma protocolo em emoção ao visitar locais que guardam a memória dos pioneiros japoneses que ajudaram a construir a identidade cultural da capital.

A cada parada, o compromisso é promover encontros com descendentes, visitar instituições culturais e reforçar a diplomacia afetiva que norteia o “Ano de Intercâmbio”.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop